Revista YAY! #001 #002 #003

  • Revista YAY! Hype Magazine - Moda, Arte e Sociedade.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Esposa do fundador da TV Rádio Clube falece na manhã desta sexta-feira

Reportagem: Viviana Braga

Às 4h30 desta sexta-feira (14), morreu dona Maria do Amparo Ferreira de Alencar, esposa do fundador da TV Rádio Clube, professor Valter Alencar. 
 
Dona Maria do Amparo tinha 96 anos de idade e sofria de uma doença degenerativa - Mal de Alzheimer. No dia 12 de novembro de 2010, foi internada com problemas de obstrução intestinal. O quadro clínico de da paciente se agravou e ela foi transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva.

Conheça a trajetória de vida de Dona Maria do Amparo

 
D. Maria do Amparo estudou em Campinhas, São Paulo, mas se formou em Teresina, na Escola Normal. Trabalhou como professora na própria usina do pai, lecionando para os funcionários e moradores da região.

Em agosto de 1938, conheceu o professor Valter Alencar nos festejos de União. Um ano mais tarde se casou e teve quatro filhos: Teresa Maria Ferreira de Alencar Rebelo, Gilda Maria Ferreira de Alencar, Segisnando Ferreira de Alencar e Valter Alencar Filho.

A união com o advogado e professor catedrático durou até seus últimos dias de vida, quando Valter Alencar faleceu em 1975.

 
Para marcar o nascimento da TV Clube, a data escolhida para a inauguração foi uma homenagem do fundador Valter Alencar à esposa.
 
A ajuda e compreensão dessa mulher chamada Maria do Amparo, foi sem dúvida um dos pilares responsáveis pela sustentação do sonho que foi a implantação da TV Rádio Clube, hoje com 38 anos.
 
"Ao lado dele (Valter Alencar), minha mãe foi a maior incentivadora para transformar esse sonho de fundar a TV em realidade", conta a diretora financeira da emissora e filha do casal, Teresa Alencar.

 
Maria do Amparo esteve ao lado de Valter Alencar em todos os momentos da implantação da primeira TV do estado do Piauí. Ela acompanhou de perto as dificuldades e esforços feitos desde o surgimento da ideia até a concretização do mesmo.
Maria do Amparo Ferreira Alencar nasceu em Teresina, no dia 3 de dezembro de 1914. Filha de Gil Martins Gomes, um dos primeiros industriais do Piauí, fundador da Usina Santana, e de D. Maria Fonseca Ferreira. Os pais de D. Maria do Amparo eram do município de Jerumenha, a família era formada pelos pais e mais sete filhos, ela era a caçula.

Nenhum comentário: